O Alpine A390 prossegue um programa de intensos testes junto ao Círculo Polar Árctico sueco antes da estreia oficial a 27 de Maio.
Uma oportunidade para ver as formas definitivas do SUV coupé eléctrico, mesmo se a película de camuflagem ainda esconde os pormenores do fastback desportivo.
Mesmo assim, percebe-se melhor como será a assinatura luminosa frontal "reinterpretada" pelas quatro ópticas, acima duma "nuvem" de triângulos iluminados que a Alpine baptiza como "poeira cósmica".
Esta solução derivada do protótipo Alpenglow evoca a imagem dum cometa a furar a atmosfera, mesmo se as principais funções do sistema de iluminação se mantêm escondidas sobre a grelha inferior.
Em segredo continua o desenho da traseira, realçado por uma asa na base da janela posterior e pela faixa dos farolins, mas já é possível dar uma olhadela ao volante forrado em pele Nappa.
Como no Alpine A290, tem o botão vermelho OV (overtake) para a pura aceleração, o manípulo azul do lado esquerdo para regular a regeneração de energia, e o botão direito com os modos de condução.
Face ao hatchback, a construtora avança com o novo modo Track para uma condução ainda mais desportiva, embora se duvide que os circuitos de corrida sejam o seu espaço de eleição.
Tripla motorização
Se o A390 usa a mesma plataforma AmpR Medium do Renault Scénic E-Tech Electric, a sua ficha técnica é específica e significativamente mais musculada.
A Alpine confirma a presença de três motores, a dar a tracção integral no topo de gama, e uma função de vectorização de binário que ajudará a dar agilidade a um desportivo que não deverá ser nada leve.
Mesmo assim, é prometido um nível de aceleração equivalente à do A110 R, o que poderá significar um "disparo" dos zero aos 100 km/hora abaixo dos quatro segundos.
Além dos pneus específicos A39 da Michelin, soma-se ainda a última geração de tecnologias de segurança, que pode ir até 26 ajudas à condução para tirar o máximo prazer de condução.
A 27 de Maio todas as dúvidas serão esclarecidas quando o A390 for apresentado, mesmo a tempo de arrancar as celebrações dos 50 anos da Alpine.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: